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Micro-Momentos: seu negócio já se preocupa com isto?

Os hábitos de consumo mudaram muito com o smartphone. Hoje temos informação em qualquer lugar, podemos comprar, saber onde ir, perguntar a um amigo. Gostamos de respostas rápidas, então buscamos atalhos para isto, como as redes sociais ou o Google. Somos bombardeados de informação e assediados por anúncios e ofertas de diversos tipos. Mas como se destacar em meio a tantas abordagens?

O Google, criador deste conceito, divide os micro-momentos em 4 partes principais:

Sabia que seu negócio precisa trabalhar em todos esses pontos?

– Momento Eu Quero Saber
– Momento Eu Quero Ir
– Momento Eu Quero Fazer
– Momento Eu Quero Comprar

Momento Eu Quero Saber – Satisfazendo a Curiosidade

– 79% dos usuários online no Brasil dizem que estão procurando mais informações agora, comparado há alguns anos²

– 69% dos usuários brasileiros de smartphones pegam o telefone no meio de uma conversa para saber mais informações sobre algo que foi dito.³

Você também busca informações online antes de realizar uma compra? Você faz análise de preço e proposta de um concorrente? Todos têm buscado mais informações certo?

Este momento é crucial para a maioria dos negócios. Você “precisa aparecer” quando estão pesquisando pelo seu produto/serviço. Isto pode ser feito com um bom trabalho de SEO, utilizando a palavra-chave principal, e também através de anúncios na Rede de Pesquisa do Google.

Muitas empresas costumam oferecer conteúdos informativos e logo abaixo colocar enormes chamadas para ação, botões de comprar, entre outros artifícios de venda. O cliente se sente incomodado com isto. Tente abordar a venda em outro momento.

Lembre-se de que nesta etapa o usuário está apenas buscando informações. Tente alinhar em seu site todo o discurso de venda. Tire todas as dúvidas de seu cliente em sua página do anúncio, para que em outro momento ele possa tomar sua decisão e comprar o seu produto. Neste momento, tente não ser muito vendedor. Atuar como um “amigo” do consumidor pode ser mais interessante.

Momento Eu Quero Ir – Chegando aonde queremos

– 82% dos usuários de smartphones no Brasilutilizam um mecanismo de pesquisa quando procuram uma empresa local, próxima de onde estão.4

– 55% foi o crescimento nas pesquisas de “próximo a mim” no último ano

Cadastrar o seu negócio no Google Meu Negócio é o primeiro passo para contemplar esse momento. Em cidades turísticas ou grandes cidades, é muito comum que as pessoas não
saibam onde ir, e realizam buscas por negócios que possam satisfazer suas necessidades durante o dia a dia.

As pessoas pesquisam por restaurantes, cafés, copiadoras, gráficas, chaveiro, salão de beleza, encanador, entre tantos outros serviços que podem ajudar uma pessoa, que precisa ser atendido rapidamente.

Mantenha o seu cadastro sempre atualizado no Google. Solicite avaliação das pessoas que te visitaram, para que você seja mais relevante em um próximo leilão da rede de pesquisa, e consiga aparecer no exato “micro-momento” em que te procuram.

Momento Eu Quero Fazer – Posso fazer o que quiser

– Mais de 2 milhões de horas de conteúdo de “como fazer” foram assistidos no primeiro semestre de 2015 no Brasil. Metade desse conteúdo foi visto em smartphones ou tablets.6

– 94% dos usuários de smartphones os utilizaram para ter ideias enquanto realizam uma tarefa.7

Quem nunca seguiu uma receita ou um tutorial na internet? O momento Como Fazer é ideal para empresas que precisam demonstrar a facilidade de seus produtos.

As startups e negócios digitais abusam da simplicidade para explicar seus produtos, e utilizam gifs e imagens simples para demonstrar o seu uso.

Uma marca de detergente por exemplo, pode criar vídeos sobre como fazer uma limpeza diferenciada com seu produto.
Uma empresa de sites, pode dizer “Como Fazer o Planejamento do seu site?”. Esse conteúdo vai instruir seus futuros clientes e isto aumentará suas chances de ser escolhido por eles.

Momento Eu Quero Comprar – Decidindo sobre a compra em todas as etapas

– 80% dos usuários de smartphones usam seu telefone para influenciar a sua decisão de compra enquanto estão em uma loja.8

– 33% dos consumidores informam ter feito uma compra online na sua cozinha, outros 28% em seu carro.9

As pessoas estão mais decisivas na hora de comprar. Segundo o Google, elas estão passando menos tempo no celular e sendo mais rápidas no momento da compra.

Sua página de venda ou as páginas dos produtos de sua loja, devem entender este momento e disponibilizar todas as informações sobre o processo de compra, garantias, políticas de extorno, etc. Utilize promoções como Frete Grátis, Instalação Grátis, faça o possível para que sua oferta seja a melhor opção para o consumidor.

Ações a fazer para cada momento

Trabalhar os Micro-momentos do seu negócio, significa ter todo o seu conteúdo e ofertas disponibilizadas no ambiente digital (em seu site, blog ou mídias sociais), para que o seu cliente tenha a opção de ter esse conteúdo quando quiser.

Uma dica fundamental é ter uma página institucional para cada produto/serviço do seu portfolio. É importante separar o conteúdo da sua empresa em diversas páginas, ao invés de usar uma única página “Serviços” ou “Produtos” com todos os itens agrupados.

Nestas páginas, faça um bom trabalho de SEO, baseado na palavra-chave principal que seu produto ou serviço deve ser encontrada.
Lembre-se de que você deve planejar as palavras-chave pensando no cliente, na forma como ele pesquisa, e não utilizando um termo técnico.

Abaixo vou listar algumas ações que podem ser feitas para melhorar a presença de sua empresa e conseguir atuar nos micro-momentos no consumidor

Momento Eu Quero Saber

Crie vídeos e conteúdos explicativos (apresentações com áudio por exemplo) e disponibilize no Youtube e nas mídias sociais. Lembre-se que neste momento o consumidor é apenas um curioso. Tente não ser tão “vendedor” nestes conteúdos, mas tente agregar alguma informação valiosa para o seu cliente.

Prepare tutoriais em PDF sobre o uso e benefício de seu produto. Uma empresa de gestão financeira, pode por exemplo ensinar o seu cliente “Como fazer o Planejamento Fiscal do seu negócio” ou “5 cuidados na hora de fazer o Planejamento Fiscal do seu negócio”

Tenha um Blog em seu site. O uso de seu produto e suas curiosidades podem render muitos conteúdos. Com o tempo, você terá todos esses conteúdos em um único lugar, sendo valioso para os clientes que estão curiosos no momento “Eu Quero Saber”

Peça Avaliações de pessoas sobre seu produto em texto, vídeo ou depoimento e ofereça benefícios em troca. O consumidor curioso quer ver outras pessoas falando sobre o produto.

– Envie seu produto para ser testado por pessoas com autoridade digital (Youtubers, Blogs do segmento)

Disponibilize seus produtos em sites de reviews e revisões.

Momento Eu Quero Ir

Cadastre seu negócio no Google Meu Negócio. Faça a ativação da conta. Eles enviam uma carta correspondência com um código e você tem até 12 dias para validar. Cadastre todas as informações de contato do seu negócio, endereço, fotos e peça avaliações para o seu perfil. Locais visitados e recomendados são priorizados durante as buscas.

– Patrocine a palavra-chave principal no Google Adwords. Quando o cliente digitar “cafeteria”, seu negócio deve aparecer. Durante a configuração da campanha no Google ou Facebook, é possível anunciar para “pessoas nas proximidades”, o que facilita muito este trabalho.

– Tenha claramente em seu site todas as informações de contato, endereços, telefones, dicas e convide o consumidor a experimentar o seu produto ou visitar o seu negócio. Estar aberto a qualquer pessoa mostra a credibilidade do negócio.

Momento Eu Quero Fazer

– Os usuários neste momento pesquisam com palavras como: “como fazer” “receita de” “como criar”, entre outros. Procure identificar e criar conteúdos relativos ao segmento do seu negócio. Uma empresa que vende massas de pizza por exemplo, pode criar um vídeo sobre “como fazer molho caseiro” ou “como fazer pizza pré-assada”. Um consultor ou coach, pode oferecer uma planilha sobre “como fazer gestão financeira” ou “como identificar seus pontos fracos”.

Ofereça Avaliação Gratuita do seu produto por um tempo, ou ofereça uma parte do serviço que facilitaria a venda do seu produto final.

Simplifique ao máximo as páginas do seu site, para que o cliente consiga contratar facilmente o seu serviço. As pessoas tem pouco tempo, você tem que ser certeiro no momento da venda.

– Ofereça planilhas ou tutoriais para que o cliente consiga fazer o que se propõe. Se você tem uma empresa de consultoria, faça um teste de personalidade automático, e no fim do teste ofereça uma chamada para ver mais conteúdo ou conhecer seu serviço.

Momento Eu Quero Comprar

Patrocine a palavra principal do seu produto no Google Adwords. Não perca a oportunidade. As pessoas no momento Eu Quero Comprar, utilizam termos como “tv melhor preço” “promoção tv”.

– Ofereça formas de o cliente efetuar a compra do seu serviço online ou faça a captação do contato para trabalhar a venda em outro ambiente. Se um cliente acessa a página de um serviço, ele é apenas um curioso, mas se ele clica em “Quero um Orçamento”, este é um potencial cliente.

– Tenha a melhor oferta exposta em sua página. Se não tiver o melhor preço por exemplo, trabalhe outros argumentos como a entrega rápida, confiança, qualidade, etc. Existem clientes de todos os perfis, e nem todos optam pelo preço mais baixo, ou pelo desconto.

– Peça avaliação e comentários sobre o seu produto e serviço. A prova social é fator decisivo na decisão de compra.

 

Você ou seu concorrente já tem toda esta estrutura para “receber” o seu cliente em seus micro-momentos?

Fonte: Think With Google