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Com a ascensão das mídias sociais e das ferramentas digitais, as empresas e profissionais precisaram se reinventar dentro destes canais. Um site WordPress te ajuda a centralizar toda sua comunicação.

Os públicos online possuem vários perfis e isto faz com que as empresas devam estar em diferentes canais e fazer o uso de diversas ferramentas para conseguir clientes (tráfego para o site) e gerir o relacionamento com seus possíveis clientes (leads).

Neste artigo, vou falar sobre os benefícios do site WordPress como principal canal de comunicação digital e como a fusão dele com outras plataformas da internet pode favorecer a sua estratégia para o Marketing Digital, e um pouco sobre como funciona essa estratégia.

Nossa intenção é mostrar para profissionais de marketing, donos de agências de publicidade, agências digitais e afins que a plataforma WordPress é gratuita e possibilita um trabalho completo de Marketing Digital sem custos elevados.

Por que o site WordPress é a melhor opção para o Marketing Digital

Ter um site não é tarefa comum e exige esforço. Não crie um site por criar, que ele não trará os resultados desejados, e você pode desacreditar do marketing, se estiver fazendo-o de forma errada.

Trabalhar todos os pontos do Marketing Digital “do zero”, de forma manual é complexo e exige conhecimento em programação e tempo na criação e correção de soluções. Isto acaba atrapalhando sua visão estratégica sobre o negócio, e te faz cair na estagnação digital.

Com os plugins WordPress e ferramentas integradas (as corretas) sua vida se torna mais fácil.

O WordPress tem integração simples com diversas ferramentas e plugins para fazer a sua comunicação no ambiente digital.

Os sites atualmente utilizam popup’s, sessões para captura de e-mail, chamada para ação, formulários de contato, newsletter, dentre outros recursos para iniciar o relacionamento com o público digital.

O conteúdo do seu site e das informações deve ser pensado de forma que os robôs dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) encontrem o seu site e vejam relevância no conteúdo apresentado (veja algumas dicas de SEO).

Com tantas ferramentas e exigências diferentes, o seu negócio tem necessidade de poder utilizá-las em conjunto, centralizadas numa plataforma própria, versátil e completa. E para isto, o WordPress é perfeito.

Existem outras plataformas além do WordPress para a criação de sites, mas não vou citá-las nesse artigo, para não estendê-la, tudo bem? Algumas são bem completas e intuitivas, mas podem te engessar em algum ponto. Escolhemos falar do WordPress por ser a solução mais completa e com menor custo.

A plataforma WordPress é uma plataforma Open Source desenvolvida por milhares de programadores por mais de 20 anos. A comunidade do WordPress é bem atualizada e está sempre criando plugins (milhares) de todos os tipos para integrar nos sites e dar mais possibilidades de interagir com o público que o visita.

A maioria dos bons plugins WordPress possuem a versão gratuita (Free) para que você veja o potencial da ferramenta, porém com algumas limitações, e a versão Profissional (Pro), com mais recursos.

Se caso o seu site for pequeno ou estiver iniciando, elas te atenderão bem no modo gratuito. Durante o crescimento, você irá esbarrar em diversos obstáculos e investir nestes plugins é investimento com bom custo-benefício.

Veja alguns recursos importantes que você pode inserir em um site WordPress, que são essenciais para uma estratégia de Marketing Digital, com a simples adição de um trecho de código, ou até com plugins que as plataformas oferecem gratuitamente para facilitar o seu trabalho.

Veja algumas ferramentas para trabalhar o Marketing Digital no seu site WordPress

Plugins de SEO nos sites WordPress

Durante o início do projeto, você precisa definir bem as palavras-chaves fundamentais para que seu site consiga tráfego orgânico nos mecanismos de busca. Esta é a nossa principal dica. Pense o conteúdo inteiro do seu site focado em sua persona e nas palavras-chave que ela utiliza para encontrar o seu negócio.

O WordPress possui diversos plugins de SEO (Search Engine Optimization). Estes plugins são essenciais para que você analise se sua estratégia digital está tendo sucesso. Os plugins de SEO orientam no SEO On-page (dentro de cada página). Você adiciona a palavra-chave foco da página e dá sugestões para os títulos, conteúdos da página, meta-descrições e até como as mídias sociais devem ler a publicação.

Alguns plugins de SEO muito bons para o WordPress são mais utilizados são: Yoast SEO, All in One SEO Pack. Você pode ver uma lista completa aqui no site do Neil Patel.

Email Marketing – Plugins e soluções para relacionamento

A moeda do Marketing digital, hoje, é o contato do visitante do seu site. Existem formas diferentes de fazer conseguir isto. Se você criar seu site se baseando em uma estratégia de Inbound Marketing (leia sobre isto), você necessitará de ferramentas para criar e gerir o relacionamento com seus visitantes e possíveis clientes (leads).

Essencial para criar relacionamento com o seu público. A biblioteca WordPress possui plugins como o Convert Plus, para criação de popup’s, barras de topo e rodapé com captura de e-mail, widgets laterais, entre outros. Também existem plugins gratuitos que realizam este trabalho, porém com algumas limitações.

Plataformas como Mailchimp, GetResponse, AWeber (existem MUITAS) garantem que este trabalho seja executado com perfeição, da captura até o relacionamento com o público.

Heatmaps (Mapas de calor) – Saiba como o público navega no seu site

Você acha que seria interessante mapear os acessos do seu site por completo? Onde o usuário passa o mouse? Onde ele mais clica? Como é a navegação no dispositivo móvel?

Aplicações como o Hotjar executam esse trabalho com perfeição. A plataforma (integrada ao WordPress apenas com um código instalado no cabeçalho do site), faz toda a leitura e mapeamento da navegação dos visitantes. É possível até gravar esta navegação para ver com ainda mais detalhes onde os usuários esbarraram em obstáculos ou não fizeram o que necessariamente pensamos que ele fizesse na página.

Além disso, o Hotjar permite a instação de Popups de pesquisas, enquetes e avaliações, que fazem o seu site interagir com o cliente de forma inteligente.

Gestão de Leads e CRM – do visitante até a venda

O trabalho de Marketing Inbound e Marketing digital só fazem sentido quando capturamos os contatos do nosso público-alvo (já escrevi isto acima, porém repito). Faz ainda mais sentido quando damos finalidade a este contato.

A venda de produtos e serviços pode gerar encargos e tarefas para sua equipe, e cuidar destas informações somente com troca de e-mails e mensagens de áudio no Whatsapp não funcionará com um tempo.

Quando você precisar de um CRM (Custom Relationship Managment). O WordPress te permitirá uma integração perfeita com ferramentas como Pipedrive, NectarCRM ou o o Hubspot, por exemplo.

O Hubspot pensa toda a jornada do usuário desde a primeira visita ao seu site até o relacionamento e oferece ferramentas completas para a gestão do seu marketing digital de forma gratuita ou com custo adequado aos seus benefícios.

Estas são tão inteligentes que conseguem oferecer recursos de captura de leads, relacionamento com estes leads (via e-mail, telefone ou outras mídias – a ferramenta faz uma busca automática dos contatos do usuário com base em seu e-mail, facilitando o trabalho) e ainda oferecem um painel completo para sua equipe comercial trabalhar a venda.

É a comunicação acontecendo de forma objetiva, real e focada em resultados.

Plataformas e Recursos de Venda

Se você deseja vender produtos, serviços, infoprodutos, downloads ou qualquer outro tipo de material, você conseguirá com um site WordPress. A plataforma possui integração fácil e rápida com soluções como o Woocommerce, plataforma de e-commerce Open Source e gratuita, que possibilita uma gestão completa da sua loja sem ficar preso à mensalidades de plataformas externas.

O Shopify também é uma opção interessante para quem deseja fazer a venda dos seus produtos direto no seu site. O Shopify é uma plataforma para e-commerce completa e externa ao WordPress, mas possui fácil integração com Botões de compra que são instalados nas páginas, e fazem a venda dos produtos em modais (popups) com um checkout muito agradável.

Se você deseja vender produtos digitais, também recomendamos o Sellfy, uma plataforma simples e intuitiva focada na venda de downloads. Muito interessante para quem criar negócios baseados na distribuição e venda de produtos digitais.

Chats ao vivo

Este recurso é fantástico para interagir com o seu público. Imagine poder identificar em qual página o usuário está (em tempo real) e poder abordá-lo conforme uma intenção que você identificar?

Hoje já existem muitas plataformas para a instalação de conversas em chat com os usuários. LiveChat (pago), Zendesk (pago), Zopim (versão gratuita e paga) Olark (versão gratuita e paga) e o WP Live Chat (gratuito).

Os chats são importante para matar as objeções do usuário no momento da navegação, de forma rápida e pratica.

Nós abordamos aqui alguns recursos, ferramentas e plugins para relacionamento e interação com o seu público, passando por toda a jornada de compra do Marketing Digital. Além dessas ferramentas de interação, o WordPress ainda conta com plugins de segurança, desempenho, backup’s automáticos, entre outras funções que exigiriam um investimento à uma ferramenta externa.

Não estamos descartando de que um site projetado do zero não seja bom e não possibilite a integração, mas para quem precisa desenvolver seus projetos com um baixo custo, e de forma efetiva, o WordPress pode ser o seu caminho mais fácil.

  • Como está sua comunicação digital hoje?
  • Você já trabalha focado na criação de conteúdos e geração de leads (Inbound Marketing)?
  • O seu site têm as ferramentas necessárias para esse trabalho?
  • Você se sente confuso na hora de escolher as ferramentas e como usá-las juntas para um trabalho completo?
  • Ele te possibilita integrar novos recursos de relacionamento?
  • Você desenvolve o relacionamento com o público que está interessado?

Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário abaixo nos contando um pouco sobre suas dificuldades e quais plataformas você utiliza para a gestão desse trabalho. Gostaríamos muito de aprender com suas idéias

 

Um abraço,