Skip to main content

Você já ouviu falar em ZMOT? ZMOT é aquele momento em que nos estimulamos ao ver um produto, e vamos pesquisar sobre ele antes de comprar.

Conquistando o Momento Zero da Verdade (ZMOT)

Os usuários consultam 10,4 fontes antes de decidir uma compra em 2011 e 5,3% em 2010, ou seja, dobrou em 1 ano, hoje mais ainda (Schopper Science, 2012). ZMOT é o momento zero da verdade, o momento em que você deve atender a necessidade do cliente (primeiro de pesquisa) e estar presente quando eles precisam saber mais sobre o seu produto.

Veja algumas aplicações de ZMOT para que você entenda melhor:

Buscar um site nos mecanismos de buscas;
Buscar informações sobre o produto no site do fabricante (credibilidade);
Ver análises e comparações do produto com seus concorrentes;
Ver comentários e discussões nas mídias sociais;
Tornar-se amigo ou seguidor da sua marca;
Leu ou visitou um blog que discutia sobre seu produto;
Pesquisar sobre o produto na loja através do celular.
O principal objetivo das empresas é conseguir ser a melhor no ZMOT, pois é um forte ponto para escolha do cliente. Mas primeiro, passamos por 4 etapas até a compra:

Estímulo, que é quando vemos a marca na Internet em um banner, ou na TV, e sentimos vontade de saber mais sobre o produto, daí, abrimos os sites de busca e mídias sociais para saber.

Aí começa o ZMOT, uma pesquisa em sites de análise, site do produto, comparações, preços, recomendações de amigos nas mídias sociais, etc. Todas as formas que conseguimos para saber mais sobre o produto antes da decisão final;

Depois temos o Primeiro momento da Verdade, que é quando o cliente vai na loja e vê o produto, conversa com o atendente; e por fim;
O Segundo Momento da Verdade, que é o da experiência e compartilhamento.
Como o cliente pensa durante o ZMOT

Veja 3 exemplos simples de pesquisa em ZMOT, e se alguma vez você já fez algo parecido:

•”Eu sei que uma TV nova custa R$500 reais. Eu tenho esse dinheiro. Só quero ter certeza de comprar a melhor TV com ele.” ;
•”O dente do meu filho caiu, o que fazer?” ;
•”Qual o melhor notebook com processador I3?”

Durante sua pesquisa ZMOT, eles querem a resposta para 3 pontos chave:

•Me ajudará a economizar?

•Me ajudará a economizar tempo?

•Vai melhorar minha qualidade de vida?

Como saber se seu ZMOT está bom?

Faça um estudo das principais palavras buscadas no seu segmento e aproveitamos todas as oportunidades para atender esse público. Escreva textos, insira sua empresa em sites de análise. Com um novo site e o conteúdo melhor indexado na Internet, sua empresa terá mais chances de aparecer quando buscarem sobre esse tipo de produto. Abaixo algumas perguntas a serem respondidas:

• Quando você começa a digitar o nome do seu produto, quais palavras aparecem?
• Seu site aparece entre os 4 primeiros resultados de pesquisa?
• Como sua marca aparece nos sites de análise?
• Se alguém digitar as palavras chaves da sua campanha, eles encontrarão?

Faça só mais um teste: Digite o nome do principal produto da sua empresa. Provavelmente ele aparecerá na primeira página. Agora digite o tipo do produto ou serviço seguido de outras palavras: “melhores”, “análise”. Sua empresa apareceu? Não?

Significa que o ZMOT deve ser melhorado.

Mas porque o ZMOT é tão interessante?

O ZMOT é o boca-a-boca da Internet. A mesma pesquisa realizada pela Schopper Science, mostra que 37% dos consumidores dizem que fontes sociais são muito importantes. São elas:

• Obter indicação de um amigo online;
• Tornar-se amigo ou seguidor de uma empresa;
• Ver discussão em Blogs;
• Analisar elogios e críticas nas mídias sociais.

A principal diferença é que estes usuários estão buscando respostas de pessoas com o mesmo problema ou que podem te ajudar sem tentar vender-lhes algo. Uma pergunta: você prefere comprar um produto oferecido pelo vendedor ou indicado por um amigo seu?

As empresa devem estar prontas para conversar com os clientes na hora que eles querem, e não vice-versa.

Mas como isso é feito? Não é um trabalho tão simples, mas pode ser decisivo para seu negócio.

Faça um estudo das principais palavras buscadas no seu segmento e aproveitamos todas as oportunidades para atender esse público. Escreva textos, insira sua empresa em sites de análise. Utilize técnicas de SEO em seu site. Mantenha periodicidade de atualizações e integre seu site com as redes sociais. Com o novo site e o conteúdo melhor indexado na Internet, terá mais chances de aparecer quando buscarem sobre esse tipo de produto.

Eaí, gostaram? Conseguiram perceber a importância do ZMOT? Agora que sabem mais sobre o assunto, quais ações farão para melhorar na sua empresa?

————————————————–

Links e Dicas

ZMOT – Zero Moment of Thrust – Página em Português sobre o conceito completo do Google http://v1.zeromomentoftruth.com/?locale=pt_br . No site, possui um starter kit (por enquanto só em Inglês) com apresentações e tudo que você precisa para aprender e divulgar o conceito.

Referências: ZMOT – Conquistando o Momento Zero da Verdade. Autor: Jim Lecinski

Publicitário, 27 anos, pai de um casalzinho, surfista e apaixonado por comunicação. Atuo no mercado digital há 7 anos em constante evolução. Tem experiência com Campanhas Publicitárias, Marketing Digital, Google Adwords, Vídeos e Facebook Ads. Aloha!