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Nós percebemos que muitos de nossos clientes, quando querem iniciar um site, não sabem como estruturá-lo. Neste artigo, nós tentamos explicar de forma prática como deve funcionar a construção de um site e sua divisão de públicos e conteúdo, e decidimos reunir 3 perguntas centrais para falar sobre o tema

Pergunta 1

Meu site diz tudo que eu diria na hora de vender um produto?

Imagine-se durante a venda de um produto que você domina. Você sabe todos os argumentos para convencer o cliente. Tem todas as respostas para as dúvidas dele na ponta da língua. Você o faz propostas constantemente e deixa claro todo o tempo que a vida dele mudará depois de adquirir o seu produto.

Bom, parece que assim você consegue a venda, né?
Se você tenho que dizer isso, seu site também precisa dizer.

Alinhe suas principais informações de venda (mesmo que informais) e trabalhe-as na página. O ideal é que seu site converse com o cliente. Que utilize termos, gírias e palavras familiares a ele ou ao segmento que ele trabalha.

Faça uma sessão de Perguntas frequentes sobre o seu produto ou as formas como ele pode ser adquirido.
Seu site também precisa ter call-to-actions claras. Deve convidar o usuário a todo momento há fazer sua ação principal, seja cadastrar-se em um formulário, fazer download de uma proposta ou comprar o seu produto.

Pergunta 2

Meu site faz a diferença no processo de compra do meu produto?

Existem alguns produtos um pouco difíceis de se vender pela internet. Um apartamento? Um consórcio de R$3.500 por mês? Não é impossível, mas é
difícil.
Neste caso, seu site não precisa há todo tempo vender seu produto. Use o site para dar um passo a mais no processo de decisão. Seja informativo, fale de como aquele produto transformará o dia-a-dia do seu cliente. Tente fazê-lo deixar suas dúvidas no site. Mostre o que outros clientes dizem do produto.
Ofereça ajuda através de polls (enquetes) ou chat instantâneo. O pequeno movimento de um popup, desperta atenção do público e passa a sensação de que ele está acompanhado caso precise de alguma ajuda e isto faz com que ele confie e prefira na hora de decidir a compra.

Pergunta 3

Quando pesquisam sobre meu serviço ou até pelo nome do meu negócio, sou encontrado?

Todo mundo fala que “o site é a nossa vitrine para o mundo”.
Tem gente que acha besteira, mas isso é pura verdade.
Mas agora: quando te procuram na internet (ou procuram pelo seu produto ou serviço), a sua vitrine está sendo exposta mesmo?
Pode parecer simples, mas fazer seu site ser encontrado não é nada fácil (de forma gratuita, não).
Existem dois motivos principais, que estão no início do site e na forma como ele foi construído.

Veja um exemplo de estruturar um bom site (tanto para convencer o cliente quanto para ser lido pelos robôs do Google e Bing):

Seu site
# Produtos
• Produto 1
— Sobre o produto
— Vantagens do produto
— Fotos do produto
— Depoimentos sobre o produto
• Produto 2
….

Simples né?! Mas isto é só o básico, e não funciona muito bem nos dias de hoje.

Essa estrutura está voltada apenas para o produto.
Mas, será que é assim que as pessoas pesquisam quando querem o seu produto?
Será que elas pesquisam pelo nome do produto ou serviço (assim como está seu site), ou pesquisam pelo nome do serviço?

Enfim, estas são questões que dirão se seu site funciona para o seu produto.
Respondendo as perguntas, aposto que você também vai perceber alguns
pontos que podem ser melhorados.